Falar sobre carro voadores sempre pareceu algo voltado para a ficção, entretanto, agora está muito mais próximo da realidade. Isso é possível pois, nos Estados Unidos, o primeiro veiculo capaz de voar – e também andar em vias terrestres – acaba de receber o aval (um Certificado Especial de Aeronavegabilidade) da Federal Aviation Administration (FAA) e, com isso, está autorizado a iniciar a fase de testes no país.
Denominado de “Model A”, o carro voador produzido pela startup californiana Alef Automotive, tem a capacidade de acomodar até duas pessoas. Em termos de velocidade, em terra vai atingir uma máxima de 320 km/h; já no ar, espera-se que chegue aos 177 km/h.
Podendo ser estacionado como um carro comum, o modelo voador também será equipado com recursos de decolagem e pouco vertical. Além disso o Model A conta com 8 hélices, cabine esférica e componentes de segurança para detecção e prevenção de obstáculos, bem como paraquedas balísticos.
“Isso nos permite chegar mais perto de trazer às pessoas um deslocamento ambientalmente amigável e mais rápido, economizando horas para indivíduos e empresas a cada semana. Este é um pequeno passo para aviões, um passo gigantesco para carros”, comenta Jim Dukhovny, CEO da Alef, sobre o aval da FAA.
Como já mencionado, o diferencial do carro voador da Alef, em relação aos outros modelos em desenvolvimento, é o fato dele poder operar tanto na estrada quanto no ar. Porém, para isso dar certo, é preciso que a empresa e o governo norte-americano desenvolvam políticas para decolagens e aterrissagens – o que, segundo o jornal USA Today, já está em andamento.
O preço da pré-venda do Model A foi de US$ 300 mil, o que em conversão direta chega a aproximadamente R$ 1,5 milhão. O prazo estimado para que os carros voadores comecem a ser entregues é para o final de 2025.
*Com informações do site Consulta Pública