O aumento é fator preponderante em crescimento de startup de registro de marcas
A Manacá, legal tech de registro de marcas, viu seu portfólio de clientes crescer em 500% este ano, em relação a igual período de 2020. A expansão foi puxada pelo aumento da procura de influenciadores digitais, que despertaram para a necessidade de registrar como marca seus nomes, perfis e blogs. A demanda desse segmento pelos serviços da Manacá subiu 400% na comparação com os cinco primeiros meses de 2020.
O Museu do Isolamento, criado em 30 de abril de 2019 pela relações-públicas Luiza Adas, é um exemplo. Em pouco mais de um ano de existência, já possui 134 mil seguidores, mais de 1500 artistas expondo suas obras e mais de 30 mil trabalhos enviados por artistas interessados em participar do museu digital, através da hashtag e formulários.
“O mercado de influenciadores digitais cresce exponencialmente no Brasil. Entretanto, em sua maioria, esses profissionais não tinham o hábito de empreender e muito menos lidar com questões jurídicas. Cada vez mais, os influenciadores criam canais com intuito comercial. Portanto, como em qualquer negócio, o registro de marcas de seus nomes e logomarcas é essencial. A Manacá vem oferecendo o suporte necessário para que esses influenciadores possam se resguardar juridicamente, evitando que sua imagem seja utilizada de forma indevida ou não autorizada. Além disso, para que possam oferecer produtos ou serviços exclusivos com seu nome, é necessário o registro da marca”, explica Felipe Monteiro, CEO da Manacá.
A Manacá é uma plataforma criada para atender a pequenos empreendedores, com processos totalmente online e muito ágeis. Além disso, o custo é acessível, o que atende a muitos influenciadores e blogueiros que ainda não dispõem de muito capital para investir.