A startup espanhola Novameat encontrou um jeito muito high-tech para atender ao público vegetariano. A empresa está desenvolvendo carne vegetal semelhante ao frango em 3D e espera que o produto chegue às prateleiras dos supermercados já em 2022.
O objetivo é atender não apenas ao público final, os consumidores, como também restaurantes interessados nesse tipo de carne vegetal.
A empresa apresentou uma pequena degustação do produto na Mobile World Congress, feira de tecnologia que acontece nesta semana em Barcelona.
De acordo com alguns participantes que testaram o produto, o sabor impressiona, mesmo que a textura não seja exatamente igual à carne de frango real.
A produção também é impressionante: a máquina desenvolvida pela Novameat chega a criar 500 quilos de produtos por hora. Se o modelo fizer sucesso, ele pode ser replicado em escalas e máquinas maiores.
Ainda de acordo com a empresa, a intenção é fazer com que o produto tenha mais características sensoriais da carne tradicional. Para isso, a startup pretende recriar fibras musculares da carne animal usando ingredientes produzidos 100% a partir de plantas.
Fonte: Olhar Digital