Facilidade na comunicação, aumento do alcance de candidatos e rapidez no processo são alguns dos pontos positivos
A internet se tornou o principal meio para se candidatar a vagas de emprego, seja por meio do envio de currículos por e-mail, cadastro em sites especializados e das próprias empresas contratantes ou até de redes sociais. Falando nas empresas, elas apostam nessas tecnologias para ganhar agilidade e reduzir etapas no recrutamento. A Adecco, empresa líder global em Recursos Humanos, traz dicas de como essa nova dinâmica pode ajudar empresas e candidatos.
Entre pontos positivos, podemos citar a facilidade na comunicação – já que a conversa por telefone está cada vez mais difícil -, o aumento do alcance de contatos fora do eixo que a empresa está acostumada a contratar, o que pode trazer benefícios como maior diversidade no banco de talentos e, ainda, a utilização do WhatsApp Business que pode ser usada para mensagens padronizadas em horários específicos, priorizando o contato com os candidatos de maneira mais assertiva.
Porém, há o lado negativo. A Kerullen Pimenta de Sá, gerente de serviço e qualidade da Adecco Brasil, alerta para o uso com cuidado do WhatsApp. “Quando usado para comunicação massiva, você pode perder o controle e não conseguir responder a todos, e isso pode se voltar contra você.”. A executiva também comenta sobre o cuidado que cada empresa deve ter para deixar a conversa mais humana e menos robótico. “Deve-se criar um fluxo de atendimento que possa ser respondido via ChatBot para automatizar a conversa, mas para alguns casos sempre vai existir a necessidade de um atendimento humano, e por mais que seja via WhatsApp, a empatia e o acolhimento devem existir. E isso é possível, basta treinar a equipe e criar os protocolos de atendimentos adequados”, finaliza.
O ChatBot, citado pela Kerullen, dá espaço à Inteligência Artificial em alguns casos. A empresa, quando escolhe ter o WhatsApp como alternativa, pode criar várias opções dentro do aplicativo e orientar a equipe responsável pelo funcionamento a seguir todos os protocolos, porém, quando há uma alta demanda, é importante que tenha uma inteligência artificial para garantir que a experiência do candidato seja a melhor possível.
Kerullen conta que na Adecco essa já é uma realidade. “Atualmente temos a nossa assistente virtual Adelle, projeto que foi iniciado em abril, e estamos aprimorando suas funcionalidades, ampliando a utilização nas áreas de negócio para que ela possa cada vez mais nos ajudar na comunicação e melhorar a experiência de nossos clientes, candidatos e associados”.
Embora prática e fácil, é bom alertar: a entrevista pela ferramenta não substitui a conversa presencial. A relação interpessoal e a análise de como o candidato se comporta cara a cara continuam sendo cruciais para os RHs tomarem as suas decisões no momento de contratação de novos funcionários.