A posição da palma da mão durante o cumprimento, de plano, define não só a sua postura, mas também a disposição do seu interlocutor, estabelecendo a condição de dominação, submissão e equilíbrio entre as pessoas:
– Palma da mão pra baixo: dominação. Você quer e/ou está com o controle do encontro. Ex.: utilizada para dar uma ordem, idéia de comando. Marca de Hitler.
– Palma da mão pra cima: submissão. Você está em posição de ser controlado. Ex.: utilizada como sinal de abertura.
– Palma da mão na vertical: jogo de poder. Ideal para se cumprimentar uma pessoa. Equilíbrio de relações. Igualdade. Ex.: útil numa ambiente de negociação, gerando confiança.
A Exposição da Palma da Mão
Nosso gestual, via de regra, é inconsciente. Da mesma forma, é esse inconsciente que interpreta determinadas posturas. Gesticular expondo a palma da mão transmite um sinal de sinceridade, de abertura, de franqueza. Qualquer outra posição ou uso das mãos pode indicar incongruência com as palavras. Por sua vez, o uso do dorso das mãos pode indicar imposição ou distanciamento. Já o dedo em riste gera aversão, por representar constrangimento, acusação.
– Falar com as mãos espalmadas gera 80% de aceitação.
– Gesticular sem expor a palma das mãos, 50% de aceitação.
– Utilizar o dedo em riste ou dorso da mão para tabular, 20% de aceitação.
Emoções e gestos estão diretamente vinculados.
O Toque no Cotovelo Durante o Cumprimento
Procure dar um leve toque no cotovelo durante o cumprimento, fazendo-o de uma forma discreta, ao mesmo tempo em que você fala o nome do interlocutor. Isso potencializa a atenção, a observação e a influência.