Apesar de todo o preparo técnico, existem características comportamentais que podem fazer a diferença durante a carreira; saiba quais são
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Com as recentes mudanças nos formatos organizacionais, que buscam cada vez mais colaboradores autônomos e com iniciativa, as habilidades exigidas ganham ainda mais força. E na área da tecnologia não é diferente!
As soft skills são conhecidas como as competências comportamentais do profissional, observadas na convivência diária, por meio de atitudes, talento e conhecimento acumulados ao longo da vida, a partir de aprendizados e de diversas experiências adquiridas com livros e até tutores.
Segundo uma pesquisa realizada pela CareerBuilder, conduzida nos Estados Unidos com mais de 2 mil gestores e profissionais de recursos humanos, 77% das empresas acreditam as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas, e 16% as consideram até mais importantes que a capacidade técnica ao avaliarem um candidato para a vaga.
Em um mercado altamente competitivo, como o de tecnologia, quais são as soft skills desejadas desse profissional? Se você é da área ou empresa que busca esse profissional, Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy, escola de programação que atua na formação de desenvolvedores web full-stack, lista quais são, hoje, as principais habilidades. Confira:
- Comunicação eficaz: Repassar informações relevantes, de forma clara, objetiva e compreensível é fundamental para o alinhamento das ações diárias e o fluxo harmonioso do trabalho;
- Flexibilidade: É imprescindível que o profissional saiba se adaptar em caso de mudanças, pois agiliza novos processos e demonstra atitude diante dos desafios propostos;
- Trabalho em equipe: Estabelecer e manter relacionamentos e parcerias para atuar de forma integrada, colaborativa e com foco na manutenção de clima organizacional favorável são essenciais;
- Manutenção da carreira: Melhorar essas habilidades é indispensável para reforçar a compatibilidade do profissional com a empresa. A falta dessa sinergia faz com que muitos colaboradores sejam desligados ainda no período de experiência;
- Desenvolvimento pessoal: As softs skills podem ser constantemente aprimoradas, por isso é muito importante desenvolver outras características, como resiliência, autocontrole, autonomia e perfil de liderança;
- Ajuda profissional: Caso precise de ajuda para descobrir quais são as competências que precisam ser desenvolvidas, recomenda-se a realização de terapia, ou mesmo participar de programas específicos disponibilizados pelas empresas.
Atualmente, o mercado está mais atento às soft skills, pois sabe o quanto elas podem influenciar no sucesso dos negócios. “Quando bem desenvolvidas, certamente o profissional apresentará uma boa performance e o autoconhecimento é um ponto de partida para descobrir quais dessas competências precisam ser aprimoradas”, avalia.