Empresa de carteiras tem cachorro como CEO, salário igual para todos e iniciativas de impacto social

Em um primeiro momento, uma empresa de carteiras não parece um negócio muito inovador. Mas uma marca do interior do Rio Grande do Sul desafia essa lógica: a Dobra, que aposta em modelos feitos de uma fibra que se parece bastante com papel e em desenhos coloridos e “moderninhos”. A empresa, que tem sede na cidade de Montenegro, também vende camisetas, bolsas e tênis e está prototipando uma jaqueta. Todos esses produtos são feitos com o mesmo “papel” das carteiras.

A empresa também aposta em uma estratégia de comunicação diferente: todas as interações da Dobra são feitas pelo Batman, um pug que também é “CEO” do negócio. Os textos assinados pelo “cachorrinho executivo” têm linguagem bem informal, emojis e GIFs.

A Dobra aposta ainda em uma relação próxima aos clientes, iniciativas de impacto social, hierarquia horizontal e salários iguais para todos da equipe, inclusive para os sócios: os irmãos Guilherme e Augusto Hommerding Massena e o primo, Eduardo Seelig Hommerding.

Guilherme e Eduardo participaram do Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ 2019), em Gramado (RS). Durante o evento, realizado pela Brasil Júnior, a dupla falou sobre as estratégias inovadoras da Dobra. Com todos esse trabalho, a Dobra faturou R$ 2,7 milhões em 2018.

Confira abaixo alguns pontos interessantes – e que podem, talvez, servir de inspiração para seus projetos:

“As carteiras são o de menos”
A Dobra, de acordo com Eduardo, surgiu de um incômodo com as empresas tradicionais. “O atendimento delas é engessado e burocrático. Além disso, os funcionários são muito insatisfeitos. O mundo evoluiu e está mais conectado. A cabeça das pessoas está mais digital. Mas as empresas, em muito aspectos, operam como faziam há 100 anos. Somos críticos e decidimos fazer diferente.”

No fim, segundo ele, os produtos da Dobra chamam a atenção, mas não são o único fator de sucesso da empresa. “Nós criamos um negócio alinhado a esse novo momento e muita gente passou a gostar da Dobra. As carteiras foram o de menos nessa trajetória”, afirmou Eduardo.

Batman, o "CEO" da Dobra, aparece quando usuário fecha o e-commerce da empresa (Foto: Reprodução)

O pug CEO
No mundo digital, as empresas normalmente criam “personas” para se relacionar com o público. Essas personalidades podem ser mais ou menos informais, de acordo com as pessoas que os negócios desejam impactar.

No caso da Dobra, essa persona é Batman, o cachorrinho da raça pug de Eduardo. Toda a comunicação da marca é assinada pelo simpático animal, que ocupa o cargo de CEO da empresa. “Esse tipo de brincadeira elimina barreiras e aproxima as pessoas da marca”, disse ele.

Quando se relaciona com os clientes, Batman é bem informal. “Usamos uma linguagem de WhatsApp e caprichamos nos emojis e nos GIFs. Trabalhamos bastante para criar uma estratégia de comunicação que tenha a ver com quem consome nossos produtos. Isso mostra que não tratamos nossos clientes como número, mas como gente”, afirmou Guilherme.

Dobra1 (Foto: Guilherme Mattos/Dois Films)

O fator “wow”
Surpreender os clientes é um esforço constante na Dobra, segundo seus sócios. Para começar, a produção da marca é totalmente artesanal, o que confere um aspecto exclusivo às carteiras, bolsas e tênis. “Nós não temos estoque. Só começamos a fazer os produtos após o cliente pagar pelo serviço”, disse.

Junto com o produto, os consumidores também recebem post-its com mensagens feitas à mão pelos funcionários. Os papéis têm mensagens diferentes conforme os clientes compram mais itens da Dobra. Em alguns casos, os post-its têm um ar de obra de arte. “Já mandamos mensagens com desenhos inspirados nos trabalhos de Vincent Van Gogh e na série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, por exemplo”, afirmou Guilherme.

Post-it feito pela Dobra com desenho inspirado em Van Gogh (Foto: Divulgação)

Outra história contada no ENEJ foi a de um cliente que descobriu que ia ser pai. Junto com a carteira, a Dobra enviou um mordedor para o bebê. Em outro caso, um fã da marca teve o carro roubado. Nele, estavam colados adesivos que a Dobra envia junto com os produtos. “Mandamos mais adesivos para a pessoa. Também compramos um carrinho de fricção e demos um jeito de colar um miniadesivo nosso no brinquedo”,  disse ele.

dobra 3 (Foto: Guilherme Mattos/Dois Films)

O chefe ganha o mesmo salário que todo mundo
Na Dobra, de acordo com os empreendedores, não há cargos hierárquicos – o único profissional com um cargo diferente é o CEO do negócio, Batman. Lá, inclusive, os salários são todos iguais, inclusive o dos fundadores. “Além disso, os horários são flexíveis e oferecemos férias ilimitadas para a equipe”, afirmou Eduardo.

Apesar de toda essa liberdade, a Dobra funciona com harmonia, de acordo com o sócio. “Isso só é possível porque temos uma cultura corporativa muito forte. Os colaboradores entendem que quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade deles.”

Impacto social
A Dobra também aposta em iniciativas que beneficiam a sociedade. No ENEJ, Guilherme e Eduardo falaram sobre dois projetos. O primeiro é o Mãos à Dobra, em que a empresa pediu para crianças de uma escola de Montenegro fizessem desenhos de carteiras. Os modelos foram colocados à venda no e-commerce por alguns meses. O dinheiro dos produtos foi usado na reforma do pátio do colégio. O segundo foi a Black Friday Social, em que clientes que fizeram doações a projetos sociais ganhavam uma carteira a cada produto que comprassem.

Carteiras de "papel" produzidas pela Dobra, e-commerce fundado por empreendedores do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Pode copiar!
É comum ver empreendedores que, por medo de ser roubados, evitam compartilhar ideias e estratégias com outras pessoas. Na Dobra, esse receio não existe: a empresa inclusive coopera com os concorrentes que desejam copiar suas carteiras. “Toda a nossa estratégia é bastante complexa. Não é copiando as carteiras que eles vão ter sucesso. No fim, de verdade, as carteiras são o de menos no nosso trabalho”, disse Eduardo.

Até por isso, a empresa lançou o site https://comocopiaradobra.com.br/, em que compartilha os moldes para fazer as carteiras, dá dicas para criar o design dos produtos, mostra como se relacionar bem com os clientes e compartilha as estratégias de impacto social da marca. “Mas já antecipamos que o trabalho é mais difícil do que pode parecer”, afirma o sócio.

Fonte: PEGN

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