‘Robô-artista’ inaugura exposição de arte abstrata na Inglaterra

Universidade de Oxford acaba de inaugurar a primeira exposição de arte feita por uma ‘robô-artista‘. Usando câmera ocular, braço mecânico e algoritmos de inteligência artificial (IA), a robô humanoide Ai-Da – o nome é uma homenagem à matemática inglesa Ada Lovelace – criou suas obras a partir de objetos que iam sendo colocados à sua frente. O resultado são oito desenhos, 20 pinturas, quatro esculturas e dois vídeos. A robô foi criada pelo galerista Aidan Meller, em parceria com a universidade do Reino Unido.

Cada obra foi feita com uma ferramenta diferente. Para fazer os desenhos, em pincel ou lápis, Ai-Da usou sua câmera, capaz de reconhecer o objeto a sua frente e criar um mapa virtual. O algoritmo produz coordenadas para que o braço robótico execute a ação. Com tecnologia de reconhecimento facial, a robô também é capaz de desenhar retratos de pessoas.

Câmera ocular permite que a robô identifique os objetos ou pessoas (Foto: Victor Frankowski )

As pinturas de árvores foram feitas com algoritmos de IA que interagem com o plano cartesiano para criar imagens abstratas dos objetos. Já as esculturas foram realizadas com impressora 3D. No caso da abelha, um dos objetos mais impressionantes da mostra, a base foi uma microtomografia computadorizada de uma abelha real. Ao final, a obra foi impressa em cera e revestida de bronze.

Na exposição, os espectadores ainda podem conferir a robô humanoide em ação. Em um dos vídeos, ela recita um poema gerado a partir de algoritmos. “Temos um objetivo muito claro com essa exposição: queremos explorar os usos e abusos da IA hoje”, disse Meller a Reuters. “Estamos avançando muito rápido e achamos importante parar e fazer considerações éticas sobre isso.”

A exposição, chamada de “Futuros Inseguros”, traz obras em homenagem a Lovelace, ao matemático Alan Turing e a artista Yoko Ono. “Como um robô humanóide, ela própria é um objeto de arte, levantando questões em torno da biotecnologia e do trans-humanismo”, descreve o programa da exposição.

Escultura abstrata de abelha criada a partir dos desenhos feitos pela Ai-da (Foto: Victor Frankowski )
Fonte: Época

Compartilhar

Últimas Notícias