Estudos revelam que a aparência faz diferença no sucesso profissional, e o sorriso é um componente chave para a beleza facial.A beleza de uma pessoa influencia o ambiente ao seu redor. É o que defendem algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos. Essa resposta à beleza faz parte do comportamento humano e tem sido estudado o seu impacto no desenvolvimento profissional das pessoas.
Segundo pesquisa realizada com profissionais de recursos humanos nos Estados Unidos, um candidato “qualificado, mas feio” teria problemas para conseguir uma vaga de emprego para 57% dos recrutadores que participaram do estudo. Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos e no Canadá revela ainda que os homens considerados de boa aparência tendem a receber um salário entre 14% e 27% e as mulheres entre 12% e 20% mais alto do que os demais.
Ou seja, o cuidado com a aparência vai além da vaidade e realização pessoal. Estudos antigos, baseado na psicologia e comportamento social já indicavam, desde os anos 70, o que os cientistas chamam de “efeito aura”, o qual daria às pessoas bonitas o poder de influenciar as pessoas positivamente. De acordo com os resultados, a uma pessoa bonita atribui-se características como: inteligência, caráter e liderança.
E, ainda que esses estudos não consigam mensurar quantitativamente e comprovar de forma mais concreta o impacto disso na vida profissional, esse é um fator que não pode ser ignorado. E em paralelo, percebe-se um movimento social em busca, se não da beleza, pelo menos da harmonia facial para a realização pessoal.
E a busca pela beleza passa inevitavelmente pela harmonia do sorriso. Segundo um estudo realizado em Goiânia, 66,8% dos participantes da pesquisa relacionaram a oportunidade de crescimento profissional devido ao sorriso, simpatia e bom-humor.
“O avanço na tecnologia para a odontologia certamente contribui para resultados como esse. Hoje, além dos tratamentos convencionais, como ortodontia, próteses e implantes, os dentistas têm uma série de especializações que permitem modificar características da face, seja com o aperfeiçoamento dos dentes com as lentes de contato dental e facetas de porcelana, ou o uso de toxina botulínica, por exemplo”, explica o Dr. Leandro Gianichini, da Clínica Dental Center.
De acordo com o Dr. Leandro, a procura pelos procedimentos estéticos tem levado muitos pacientes às clínicas da Dental Center, que estão em três grandes capitais, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. “O processo todo leva bem menos tempo por causa dos equipamentos, é claro, mas também pela alta qualificação das nossas equipes”, conta o Dr. Leandro Gianichini.
“O paciente vem para a avaliação, nós identificamos as necessidades e os desejos desse paciente, e então encaminhamos para o tratamento mais adequado. Como nossas clínicas são completas, eles podem realizar quase tudo aqui mesmo. E essa é outra facilidade que os atrai.”
De acordo com o especialista, muito mais do que um sorriso harmonioso, os pacientes saem mais felizes e autoconfiantes do consultório. O que talvez indique um ponto quase não mencionado nas pesquisas, que a autoconfiança seja um fator determinante no sucesso alcançado. Talvez seja essa a motivação extra que os deixem mais seguros para buscar seus objetivos, com o humor mais leve, de modo que passam a sorrir mais e atraiam melhores oportunidades.
Fonte: Exame