Foto: Freepik/@wirestock

Projeto da Ueap vai transformar resíduo orgânico em energia e gás de cozinha durante a Expofeira

Um projeto de inovação e sustentabilidade da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) vai usar um biodigestor para transformar lixo orgânico em energia durante a Expofeira do Amapá, que inicia nesta quinta-feira (29), em Macapá. Além da produção de biogás (que pode substituir o gás de cozinha), a Biogás Açaí também pode transformar os resíduos em energia elétrica ou térmica.

“Esse processo permite que um material que seria descartado no meio ambiente, podendo causar odores e pragas, seja reutilizado nas próprias casas ou escolas, virando gás de cozinha, energia, entre outras utilidades, reduzindo assim custos com insumos. Estamos atendendo 13 dos 17 objetivos da ODS e enquadrado nas exigências ESG. E poder está presente na Expofeira expondo o projeto, na prática, nos permite chegar diretamente a população que pode ser beneficiada”, descreveu o pesquisador.

O biodigestor foi adquirido este ano pelo projeto de extensão e vai ficar disponível para visitações na área do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).

Um dos objetivos a partir da feira é a criação de uma central de treinamento contínuo voltada para a comunidade rural e acadêmica para o gerenciamento da coleta de resíduos orgânicos, geração de energias renováveis, boas práticas agrícolas sustentáveis, além de fomentar a pesquisa extensionista em um laboratório ao ar livre.

Fonte: G1.

Compartilhar

Últimas Notícias