Foto: Jornal Contábil

Mães Empreendedoras: A dupla jornada de amor pelos filhos e pelo trabalho

À medida que nos aproximamos do Dia das Mães, é inevitável não refletir sobre a maternidade e os desafios enfrentados pelas mães empreendedoras. Para essas mulheres, ser mãe é um trabalho em tempo integral, sem férias, pausas para o almoço ou momentos de descanso. Além disso, elas também precisam liderar seus próprios negócios, o que resulta em uma jornada dupla que exige uma gestão eficaz do tempo e das responsabilidades.

Elle Ferraz é um exemplo dessa realidade. Além de cuidar de sua filha e recém-nascido filho, ela é uma empreendedora no ramo de cosméticos, liderando a Jus Beauty. No próximo dia 10, ela lançará seu programa “No Corre com Ellas”, destinado a mulheres empreendedoras na emissora BMC&News.

Elle compartilha seus desafios: “É um desafio óbvio, pois as duas áreas exigem muito da mulher, por isso, encontrar tempo para as demandas pode ser complicado se não houver um bom gerenciamento.”

Como muitas outras mães, Elle enxergou no empreendedorismo uma forma de alcançar independência financeira, mesmo diante dos desafios de conciliar os papéis de mãe e empresária.

Gerenciar o tempo é uma das principais dificuldades enfrentadas por essas mulheres. Equilibrar as demandas da maternidade com as responsabilidades do negócio requer habilidades de organização e priorização. No entanto, para muitas, a liberdade de ter flexibilidade ao lado dos filhos compensa os desafios encontrados.

Segundo Elle Ferraz, é fundamental entender que não há perfeição nem na maternidade e nem no empreendedorismo. “Ambos são muito idealizados e romantizados, mas apenas quem vive as duas funções na pele sabe que a vida real não é perfeita, mas sim, muito desafiadora.”

Infelizmente, a desvalorização das mães no mercado de trabalho tradicional ainda persiste, dificultando a reintegração ou manutenção no ambiente corporativo após a maternidade. Diante disso, muitas mulheres veem no empreendedorismo não apenas uma escolha, mas uma necessidade para garantir sua independência financeira e profissional.

Além das pressões externas, as mães empreendedoras também enfrentam uma batalha interna contra a culpa e a autoexigência. “Enfrentamos pressões tanto internas quanto externas, pois as mulheres frequentemente enfrentam altas expectativas sociais. Contudo, é crucial que nos esforcemos para dar o nosso melhor dentro dos limites individuais que cada uma de nós possui. Além disso, toda mãe empreendedora deve encontrar um momento para zelar pela sua própria saúde e bem-estar, essenciais para enfrentar a agitada rotina e cuidar daquela que cuida de todos, ou seja, de nós mesmas.” comenta Elle Ferraz.

Uma rede de apoio é fundamental para ajudar essas mulheres a conciliarem maternidade e empreendedorismo. A possibilidade de delegar responsabilidades e receber suporte de outras pessoas pode aliviar o peso sobre os ombros dessas mulheres que desempenham múltiplas funções diariamente.

“Eu amo trabalhar e parar nunca foi uma opção”, diz Elle, que se esforça para mostrar às mulheres que é possível conciliar os papéis de mãe e empresária.

Ser mãe e empreendedora é cuidar duas vezes, apesar de cansativa essa jornada dupla, é recompensadora. Neste Dia das Mães, honramos e celebramos essas mulheres extraordinárias que moldam o mundo com sua coragem, determinação e capacidade de equilibrar múltiplos aspectos de suas vidas, que lidam elegantemente com diversas funções e responsabilidades no dia a dia sempre buscando o melhor para os seus filhos.

Fonte: Jornal Contábil.

Compartilhar

Últimas Notícias