A população amapaense deve movimentar cerca de R$ 23 milhões nas compras de Páscoa, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio, realizada entre os dias de 4 e 14 de março, em Macapá.
O objetivo da pesquisa é mostrar e identificar, através do levantamento, o comportamento do consumidor em relação ao período.
Conforme o Instituto, o resultado apontou que 67% dos consumidores entrevistados pretendem comprar produtos, enquanto 27% devem deixar a data sem comprar itens, os motivos são diversos, como a falta de dinheiro, o desemprego, poupar gastos e por não comemorar a data.
Itens mais procurados
- Ovos Caseiros (45%)
- Ovos industrializados (38%)
- Caixas de bombons (16%)
- Barra de chocolate (13%)
Comemoração
A data também é marcada pelo encontro da família que se reúne para almoço comemorativo da Semana Santa. Neste sentido, 51% dos entrevistados revelaram que pretendem fazer almoço especial em família, o que deve movimentar os estabelecimentos de gêneros alimentícios, especialmente o mercado de peixes e carne branca.
Local de compra
- 44% supermercados
- 40% lojas especializadas
- 23% encomendar
- 9% minimercados e mercantis de bairro.
Valores
A pesquisa apontou o gasto médio dos consumidores, cerca de 30% pretendem gastar até R$ 50,00; gastos entre R$ 51,00 e R$ 100,00 somam 35%; de R$ 101,00 a R$ 200,00 representam 28% e os que pretendem gastar acima de R$ 200,00, correspondem a 7%. Com isso, o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 113,00 por item nesta Páscoa.
Formas de pagamento
A principal forma de pagamento será dinheiro em espécie, apontado por 30% dos entrevistados. Enquanto que 20% utilizarão cartão de débito e 25% pretendem utilizar o PIX – essas três opções são consideradas pagamento à vista e, portanto, correspondem a 75% das intenções. Gastos com cartão de crédito somam 25%.
Fonte: G1.