O final do ano está chegando e, enquanto para uns é tempo de pensar nas contas com presentes de Natal, para outros pode ser a oportunidade de fazer uma graninha extra. E a expectativa com a abertura de vagas de trabalho temporárias este ano é bastante grande.
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o final de 2023 deve ter 262 mil vagas temporárias, um aumento de 8,14% em relação a 2022.
Esse é o número mais alto desde 2014, quando foram geradas quase 300 mil vagas do tipo. A retomada da atividade econômica após a pandemia de covid -19 é uma das explicações para o otimismo com este ano.
Vale lembrar que o comportamento do consumidor ainda reflete um longo período de inflação alta, juros elevados e incertezas econômicas. Especialistas acreditam que, pouco a pouco, a população seja contagiada pelos números positivos da economia — o que tende a se refletir no comércio em geral.
O setor que mais deve empregar será o comércio, com previsão de 173 mil postos, seguido pelo segmento de hospedagem e restaurantes, que contribuem com 63 mil vagas.
Por fim, os transportes devem agregar 17 mil vagas e as atividades culturais e outros setores, cerca de 7 mil postos de trabalho.
Os estados que mais terão vagas temporárias
Entre as previsões regionais, o estado de São Paulo lidera com a perspectiva de abertura de 81 mil vagas temporárias no final de 2023. Na sequência Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro vêm em seguida, com previsão de 30 mil, 20 mil e 16 mil empregos, respectivamente.
Quanto às posições, os vendedores em lojas ou mercados estão no topo da lista, com uma projeção de 31 mil vagas. Em seguida, para auxiliar administrativo, devem ser 19 mil vagas, seguido de trabalhadores de manutenção de edifícios, com 16 mil vagas.
Primeiro emprego
A faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais procura essas oportunidades, representando 88 mil vagas, seguida pela parcela entre 30 e 39 anos, com 62 mil empregos.
Isso porque muitos estão em busca do primeiro emprego e as vagas temporárias geralmente são uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho.
A remuneração dos trabalhadores temporários deve aumentar em 6,1% em relação a 2022, ficando em torno dos R$ 1,8 mil.
Isso representa um ganho real de até 2%, se descontada a inflação do período — cerca de 4,5% ao ano —, um sinal promissor em meio à recuperação econômica.
Escolaridade influencia na vaga temporária
Apesar da forte expectativa com o comércio de final de ano, nem todos os segmentos de escolaridade devem ter o mesmo desempenho.
A pesquisa da CNC aponta que a maior abertura de vagas deve favorecer pessoas com Ensino Médio completo e incompleto — na lanterna, aqueles que possuem doutorado não devem ver o mesmo otimismo.
*Com informações do site Seu Dinheiro