A startup Sonoraplay é o primeiro streaming voltado para a monetização de produções audiovisuais independentes da Amazônia. Atualmente, apresenta mais de 200 obras disponíveis para exibição.
A plataforma conta com diversos shows, videoclipes, animações, documentários e filmes longos e curtos, feitos por produtores e artistas da região.
O objetivo principal é estabelecer uma rede de compartilhamento tanto de produções quanto de público, com ênfase na visibilidade das criações originárias da Amazônia.
Fundada por três músicos, a Sonoraplay adota um modelo de negócios baseado na assinatura de usuários, diferente da abordagem tradicional que se baseia em reproduções, curtidas ou visualizações.
Esse sistema visa proporcionar uma distribuição mais justa de renda, em comparação com os métodos convencionais que tendem a favorecer apenas os artistas ou produtores com grande engajamento e seguidores.
“A gente se esforça para juntar dinheiro e produzir sem parar. Mas, aí, na hora de colocar nas plataformas existentes, o retorno não é suficiente. Colocar nossa produção nas plataformas gigantes, só os torna interessante para as grandes empresas. Acabamos não ganhamos nada. A Sonoraplay veio para atender aos que não estão sendo atendidos”, diz Raquel Omena, CEO da startup.
Sonoraplay no 5º Festival de Cinema da Amazônia
O Sonoraplay é o streaming oficial do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, que acontecerá de 22 a 25 de agosto, no Teatro Amazonas.
Além da exibição dos filmes no local, as cinco mostras de cinema estarão em cartaz na plataforma e poderão ser assistidas gratuitamente, conforme a programação do Festival.
No streaming, a Mostra Olhar Panorâmico será a primeira a estrear já no dia 15 de agosto.
Ao todo, as mostras ‘Amazônia’; ‘Olhar Panorâmico’; ‘Olhinho’; ‘Outros Nortes’ e ‘Filmes Convidados’ acontecerão no ambiente do Streaming Sonoraplay.
Além disso, as mostras “Filmes Convidados”, “Outros Nortes” e “Amazônia”, entrarão em cartaz no streaming 24h após serem exibidos no Teatro Amazonas.
A perspectiva dos organizadores do Festival é movimentar até 3.000 pessoas nos dias do evento, entre presencial e online.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set.
*Com informações do site RealTime1