Barbie segue fazendo história! O fenômeno mundial se tornou, neste domingo (6), o primeiro filme dirigido apenas por uma mulher a somar US$ 1 bilhão em bilheteria. A premiada cineasta Greta Gerwig assina a direção do longa. A informação foi confirmada pelo “Hollywood Reporter”.
Ao longo da história do cinema, a marca do bilhão, definida como meta de todo blockbuster, foi alcançada por outros 52 filmes, mas nenhum deles foi dirigido por uma mulher sozinha.
Outras produções chegaram perto de bater esse recorde. Tanto “Frozen: Uma Aventura Congelante” (2013) quanto “Frozen 2” (2019), que conseguiram somar mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria, são dirigidos por uma mulher, mas ao lado de um homem. Jennifer Lee e Chris Buck estão por trás das duas animações.
O mesmo aconteceu com “Capitã Marvel” (2018). O primeiro filme solo de uma super-heroína no Universo Cinematográfico da Marvel foi dirigido por Anna Boden ao lado de Ryan Flack.
Anteriormente, o longa dirigido somente uma mulher que chegou mais perto de alcançar o bilhão foi “Mulher-Maravilha” (2017), da diretora Patty Jenkins. O filme da DC fez pouco mais de 820 milhões de dólares.
Greta Gerwig conquista, então, mais recorde para o seu nome. Além de ser hoje uma das únicas mulheres a conseguir uma indicação ao Oscar de Melhor Direção – ela foi nomeada por “Lady Bird: A Hora de Voar”, em 2018 – agora ela se torna a única diretora a assinar sozinha um filme bilionário.
E será que vem mais por aí? Filmes com grandes orçamentos normalmente não são dirigidos por mulheres, mas o próximo lançamento da Marvel tem a assinatura de uma diretora solo.
A sequência de “Capitã Marvel” chega aos cinemas em 9 de novembro, dirigida somente por Nia DaCosta. “As Marvels” trará ao centro três poderosas heroínas: Carol Denvers, Kamala Khan e Monica Rembeau.
Agora é torcer para que cada vez mais blockbusters sejam entregues nas mãos de grandes diretoras!
*Com informações do site gshow