A nova coleção da C&A, viabilizada em parceria com o movimento Sou de Algodão, promove o primeiro programa de rastreabilidade por blockchain da indústria têxtil nacional. Assim, a nova campanha faz parte do compromisso diário da C&A em promover uma moda com impacto positivo.
Desde 2006, a empresa atua para criar um ecossistema com produção mais responsável e matérias-primas mais sustentáveis. Em seguida, confira mais sobre essa novidade.
O que é a rastreabilidade por blockchain da nova coleção de jeans da C&A?
A rastreabilidade por blockchain funciona como um banco de dados que registra todo o processo de produção das peças. Os registros vão desde a plantação do algodão nas fazendas até o produto na loja. Por meio de um QR Code disponível na etiqueta do jeans, a cliente pode conferir todos os passo da roupa adquirida. Assim, o lançamento da C&A disponibiliza três modelos de jeans com essa tecnologia em suas lojas.
A parceria da C&A com a Abrapa permite evoluir ainda mais a jornada de sustentabilidade através da rastreabilidade por blockchain. Para Hussein Rodrigues, diretor comercial da marca, a rastreabilidade vai além da transparência sobre a origem do produto e as etapas de produção. A tecnologia também contribui para reduzir riscos socioambientais e oferece uma opção de compra mais consciente à nossa cliente.
C&A e rastreabilidade por blockchain, comprometidos com a sustentabilidade
Bem como a rastreabilidade por blockchain, atualmente, mais de 95% do total de algodão utilizado na produção da C&A é adquirido como Better Cotton Initiative (BCI). Em 2022, pelo 5º ano consecutivo, a marca foi a mais bem posicionada no Índice de Transparência da Moda Brasileira (ITM). A iniciativa mede até que ponto as políticas, práticas e impacto social e ambiental de cada cadeia de valor dos maiores varejistas brasileiros são divulgados.
Sobre Sou de Algodão
A Sou de Algodão é um movimento brasileiro que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão responsável.
*Com informações do site Fashion Bubbles