(Foto: Reprodução/O Presente Rural)

Tecnologia avisa quando sons emitidos pelos suínos sugerem doença

A alta tecnologia foi o ponto forte da EuroTier 2022, com investimento pesado em automação de controle de produção. Para o segundo vice-presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Lauro Soethe, ficou evidente a importância do conceito que conhecemos como a internet das coisas sendo utilizado para medir resultados e gerar comparativos com o objetivo de melhorar a produtividade.

Para Lauro Soethe, a utilização da alta tecnologia é uma tendência cada vez mais presente e que pode ser grande aliada para o agronegócio. “Foram vários exemplos que observei. Quero destacar a suinocultura se beneficiando do monitoramento da saúde dos animais a partir de sons emitidos na granja, um sistema que funciona 24 horas por dia, interpretando algoritmos para diagnosticar doenças, possibilitando ao produtor agir com muito mais antecedência”, comenta.

Lauro destaca também as tecnologias para medidas profiláticas. “Foi possível observar que existe um grande investimento nesse ramo. Inúmeras empresas pesquisadoras apresentaram projetos e estão comprometidas com a situação da saúde animal, sempre com alternativas inovadoras”, argumenta.

O vice-presidente expõe ainda que a Eurotier contou com um grande apelo às questões ambientais, principalmente ressaltando a importância de reduzir a emissão de CO2. “Foi apresentado como alternativa para a agricultura, a diminuição do uso de adubos químicos nas plantas, substituindo pela utilização de bactérias ou microrganismos, causando a fixação biológica nas plantas e com isso melhoria da produtividade por meio de práticas mais sustentáveis”, destaca.

Conhecimento

Lauro Soethe informou que esta foi a segunda vez em que ele teve a oportunidade de participar da EuroTier. “Há 17 anos eu tive o privilégio de participar da feira. Naquela época, eram seis pavilhões de exposição, hoje é um número incontável de espaços que abrigam as empresas para apresentar as tecnologias, novidades e lançamentos. A Eurotier evoluiu muito e continua sendo uma excelente oportunidade de conhecimento para todos, desde o produtor até a equipe técnica, para encontrar as tendências que vão ditar os rumos do mercado”, destaca o segundo vice-presidente da Lar.

*Com informações do site O Presente Rural

Compartilhar

Últimas Notícias