(Foto: pxhere)

Em 2023 eu vou mudar de emprego: veja dicas para ter uma nova carreira profissional ou melhorar a atual

A pandemia mudou a relação dos brasileiros com o trabalho. Um levantamento realizado pela plataforma Empregos.com.br apontou que três em cada quatro profissionais brasileiros querem trocar de trabalho em 2023.

A mudança de área de atuação está relacionada com diversos motivos. De acordo com a pesquisa, 81,1% dos entrevistados apontaram o descontentamento com trabalho atual como principal fator.

Além disso, o estudo mostrou que a busca por salários mais altos é uma prioridade de 70% dos trabalhadores ouvidos. Outros 22,4% buscam os benefícios oferecidos pelas empresas, e também cresce a parcela de profissionais que prioriza empregos que permitam o home office.

g1 conversou com uma consultora de Recursos Humanos em Ribeirão Preto (SP) e reuniu as principais dicas para quem pretende recomeçar a carreira em 2023.

1. Entenda o mercado

Para Monise Campos, que atua na área há mais de dez anos, o primeiro passo para ter sucesso é entender que, assim como as pessoas, o mercado também muda e é preciso acompanhar essas mudanças para sobreviver dentro dele.

“É fundamental estar preparado para o novo objetivo, entender o que precisa de especializações, de conhecimento para aquela área e estar pronto para a oportunidade quando ela aparecer.”

Por isso, antes de pedir demissão ou iniciar uma nova empreitada, é preciso fazer o dever de casa. Para quem vai fazer a troca mais brusca de carreira, entre áreas muito diferentes, o principal é estar por dentro do conhecimento teórico. Segundo a consultora, como o candidato não terá prática, ele precisa se garantir a teoria.

“Quando você quer mudar de área, é importante estar atualizado, fazer um bom networking, atualizar o currículo, entender um pouco sobre o mercado em que pretende entrar e ser transparente.”

2. Seja transparente

Uma vez feito o dever de casa, você pode começar a buscar uma nova colocação. Monise explica que nesses casos é preciso tomar muito cuidado com a narrativa que vai ser construída para o entrevistador.

“Tem que deixar claro na entrevista que é uma mudança de área e o quanto você tem interesse. A sua narrativa tem que ser mais sobre o seu potencial. Você explica um pouco sobre as suas experiências anteriores, mas o que mais tem que demonstrar é o potencial para exercer aquele cargo, valorizar os pontos positivos, para que a empresa se sinta segura na contratação.”

Os pontos que precisam ser valorizados variam de acordo com a área de interesse, segundo a especialista.

“Quem busca uma colocação na área comercial, por exemplo, precisa valorizar habilidades como a comunicação e as relações interpessoais na entrevista. E você faz isso contando como se comunicava em outros empregos, coisas assim, do dia a dia de trabalho mesmo,” diz.

3. Esteja pronto para regredir

Para a consultora, outra dica fundamental para o sucesso na hora de trocar de carreira é estar preparado para regredir.

“Hoje você pode estar em nível sênior, mas para mudar de área, vai ter que entrar em nível júnior, porque você não tem a vivência necessária dentro daquela área.”

Outro ponto importante destacado por Monise é a consciência de que trocar de carreira tem impactos financeiros importantes, principalmente no início, e não se deixar desmotivar por isso.

“Precisa ter noção de que por mais que você ganhe bem agora, [na mudança] pode acontecer de ganhar um pouco menos, mas sempre pensando que no futuro pode voltar a crescer, e ganhar até mais do que atualmente.”

4. Fique atento às necessidades do mercado

Antes de partir em uma nova empreitada, é preciso traçar um plano. Por isso, é importante observar as áreas que estão com contratações em alta e entender o que elas esperam dos candidatos.

Segundo Monise, há espaço atualmente para profissionais das mais diversas áreas e com diferentes níveis de especialização.

“A parte de tecnologia está crescendo demais e faltam profissionais. E cargos operacionais também estão em alta, como padeiros. São difíceis de achar e precisa muito, muitas vezes a gente demora muito para conseguir preencher a vaga.”

Além disso, a consultora também recomenda que a pessoa procure entender as principais mudanças do mercado de trabalho nos últimos dois anos, porque elas são fundamentais para escolher a nova área de atuação.

“Outra área que também sofre com a falta de profissionais e vem crescendo muito é a área de e-commerce. Pós-pandemia, está expandindo cada vez mais.”

5. Cuidado com a imagem

Mesmo que a pessoa não esteja buscando uma vaga na área de marketing, a consultora recomenda cuidado ao utilizar as redes sociais.

Tem que cuidar para não exagerar nas postagens, como muita foto bebendo e tudo mais, que pode acabar gerando uma visão distorcida. Precisa ter muito cuidado.”

Para quem busca uma colocação na área de marketing ou vendas, as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis de trabalho, e é preciso se especializar nas ferramentas oferecidas por elas para se destacar, segundo Monise.

Se aprofundar nessas ferramentas, em especial as mais específicas, pode ser um grande diferencial. Hoje em dia existem muitos cursos que ensinam a mexer com essas ferramentas, a maioria é gratuita e bem rápida”, explica.

6. Antecipe-se

Para quem busca uma promoção, o início do novo ano também é um momento favorável para se planejar.

“Você precisa saber o que o cargo almejado pede e se antecipar. O que você precisa fazer? Uma especialização nova? Mais pró-atividade? Mais criatividade? Se organize para estar com o requisito pronto antes da oportunidade. É promovido quem se destaca por entender o mercado”.

*Com informações do site G1

Compartilhar

Últimas Notícias