(Foto: Divulgação)

Pede gorjeta? Robô usa inteligência artificial para fazer entregas em hotel

Hyundai está testando robôs que usam inteligência artificial para fazer entregas em um hotel em Seul, capital da Coreia do Sul. O simpático robô usa a plataforma modular Plug & Drive (PnD), apresentada na CES de 2022.

A plataforma PnD foi criada para dar mobilidade a coisas tradicionalmente inanimadas, que podem variar de pequenos objetos até grandes espaços comunitários. O sistema combina direção inteligente, frenagem, tração elétrica nas rodas e hardware de suspensão para que os objetos se movam com segurança.

Para fazer os pedidos, os clientes podem solicitar através do app Kakao Talk, pelo qual também podem acompanhar o andamento da entrega em tempo real.

O robô da Hyundai usa algoritmos que permitem reconhecer ambientes e pessoas ao seu redor, desde a entrada no elevador, observando através das câmeras a quantidade de elementos e limite de lotação, até a chegada na porta do quarto, reconhecendo a porta aberta e o cliente que solicitou o serviço.

Além disso, os sensores estão preparados para evitar colisões e garantir locomoção entre os andares, sem a necessidade de intervenção humana. Na parte superior, há um painel para comandos diretos, como abertura da porta para retirada dos produtos. Através desse painel, o robô se comunica por comandos de voz ou mensagens de texto.

Robôs da Hyundai além dos hotéis

Os novos robôs da Hyundai estão sendo testados também em serviços de entrega em um complexo residencial/comercial em Seoul. O projeto faz parte de uma parceria com a Woowa Brothers, empresa de serviços de entrega que funciona através do aplicativo Baemin.

Nessa proposta, o cliente solicita os produtos em uma loja de um shopping center, e o robô faz a transferência do pedido para a localização do solicitante. Assim como no hotel, o robô entra no complexo residencial e entrega na casa do cliente.

Com base no bom desempenho dos testes, a Hyundai planeja seguir expandindo gradualmente o projeto e aumentando a quantidade de máquinas.

*Com informações do site Olhar Digital

Compartilhar

Últimas Notícias