(Foto: Divulgação)

Livro Amazônia Sustentável é finalista do Prêmio Jabuti

Neste momento em que a preservação ambiental e a questão Amazônica voltam a ganhar destaque no Brasil no mundo, há poucos dias do início da COP 27, uma obra que trata desse tema é selecionada entre as finalistas do maior prêmio do mercado editorial brasileiro. O livro A Amazônia sustentável e o ecossistema empreendedor, escrito pela jornalista Cristina Monte, está entre as 5 melhores obras na categoria Economia Criativa do Prêmio Jabuti de Literatura 2022.

“Em minha primeira obra, ser finalista do Jabuti é um imenso orgulho. E este reconhecimento é especial, acima de tudo, porque fortalece o tema do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Neste momento crucial em que esse bioma precisa tanto de ações efetivas para garantir um futuro mais regenerativo para a toda região amazônica, para o Brasil e até mesmo para o planeta”, comenta a autora.

O livro A Amazônia Sustentável e o ecossistema empreendedor é o resultado de um extenso trabalho da jornalista e historiadora que entrevistou, recolheu relatos, depoimentos e análises de uma centena de pessoas. O diferencial da obra é dar voz e reunir a contribuição desses atores que estão intrinsecamente ligados aos problemas e soluções que permeiam a questão do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A autora apresenta em uma linguagem acessível aspectos como tecnologia, pesquisa científica, bioeconomia, educação, recursos humanos, turismo, agroecologia, exportação, propriedade intelectual, agentes de fomento.

Para isso, no livro os “personagens” apresentam sua contribuição em primeira pessoa. São professores, pesquisadores, pequenos, médios e grandes empresários, gestores públicos, empreendedores digitais, representantes de instituições, associações indígenas e outros agentes. Eles apontam ações, iniciativas, desafios e as contradições que envolvem o empreendedorismo no bioma que mantém a maior e mais diversa floresta tropical e bacia hidrográfica do planeta.

“Longe de esgotar o assunto nessas páginas, a proposta do livro, além de divulgar o ecossistema empreendedor e, nas entrelinhas, apresentar as potencialidades viáveis de negócios, é provocar o diálogo, despertar a opinião pública e poder ser um viés na discussão que envolve o futuro da Amazônia”, comenta Cristina Monte.

A obra pode ser encontrada em uma edição especial bilíngue e outra somente em português com 216 páginas e pode ser encontrada na plataforma Amazônia Empreendedora, onde também é possível acessar alguns dos cases que são retratados no livro.

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está em 64ª edição. A premiação é dividida em quatro eixos temáticos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, em que são classificadas em 20 categorias. Neste ano, o prêmio teve recorde de obras inscritas: 4.290 livros, um aumento de 25% em relação a 2021.

“Jamais imaginei ser uma das finalistas na categoria Economia Criativa, concorrendo com nomes como Laurentino Gomes, Fernando Morais, Fernando Henrique Cardoso, Marina Colasanti e obras de grandes editoras como a Melhoramentos, Cia. das Letras e a Summus. Justamente, eu que tive que editar meu livro por não conseguir parceria com uma editora local”, explica Cristina.

Os vencedores de cada segmento serão revelados em evento no Theatro Municipal de São Paulo na quinta-feira (24/11), às 20h, com transmissão pelo canal da CBL, no Youtube.

Acesse a relação de indicados em cada categoria nesta edição Prêmio Jabuti.

*Com informações do site ABC do ABC

 

Compartilhar

Últimas Notícias