A Nokia, um dos nomes mais tradicionais do mercado de telecomunicações, divulgou nesta terça-feira (11) suas primeiras projeções para o ano de 2022.
Mesmo com a escassez global de chips, algo que vem tirando o sono dos investidores, a expectativa da companhia é alcançar uma margem operacional (divisão de lucros pela receita líquida) entre 11% e 13,5% este ano.
Segundo Atte Riikola, especialista em mercado de ações, “as perspectivas mostram que a recuperação dos negócios está progredindo bem” para a Nokia. Tanto é que a empresa indica que também espera superar outros números de 2021 com novos investimentos.
A boa perspectiva para o ano corrente fez as ações da Nokia iniciarem as negociações na manhã de hoje em alta de 2,8%.
Números da Nokia em 2021
A companhia encerrou 2021 com margem operacional entre 12,4% a 12,6%, acima da previsão anterior de 10% a 12%. “Outras receitas operacionais foram maiores que o esperado, incluindo benefícios adicionais de investimentos em fundos de risco”, diz o relatório oficial da Nokia. Combinados, esses fatores contribuíram para o resultado positivo.
Já nas vendas líquidas, os números ficaram dentro do esperado. No ano anterior, a tele captou de 21,7 a 22,7 bilhões de euros (pouco mais de R$ 145 bilhões na cotação atual, considerado o valor mais alto). Seus outros negócios subjacentes, segundo a empresa, também tiveram um desempenho estável no quarto trimestre.
Por fim, vale ressaltar que a Nokia espera anunciar em breve uma receita de 6,4 bilhões de euros referente ao quarto trimestre do ano passado. Os demais resultados fiscais de todo o ano de 2021 serão divulgados no dia 3 de fevereiro pela companhia.
Fonte: Reuters