Quem conhece a história de vida de J. K. Rowling, a autora da saga de livros de Harry Potter, sabe que ela conhece bem o que é fracasso. A escritora enfrentou a pobreza e o desemprego enquanto escrevia os sete livros da série. Quando terminou o primeiro livro, o trabalho foi recusado por 12 editoras antes de a britânica conseguir publicá-lo.
Hoje, J. K Rowling é a criadora de um universo que já rendeu mais de US$ 25 bilhões (R$ 99 bilhões). Além dos livros, a saga produziu filmes, jogos, brinquedos e um parque temático. Sua instituição de caridade Lumos já ajudou mais de 31 mil crianças no Reino Unido, auxiliando jovens em situação de orfandade.
Devido à intimidade da autora com os altos e baixos que levam ao sucesso, a “Entrepreneur” separou nove frases da escritora para inspirar você em sua trajetória empreendedora.
1. Sobre fracassos:
“De todos os pontos de vista, eu fui o maior fracasso que já conheci. Eu não vou vir aqui e dizer a vocês que foi divertido. Aquele período da minha vida foi escuro e eu não sabia que a imprensa ia retratá-lo como uma espécie de prelúdio de um conto de fadas.
Eu não fazia ideia de quão longo era o túnel e, por muito tempo, qualquer luz no final dele era mais uma esperança do que uma certeza. Então, por que falar dos benefícios do fracasso? Simplesmente porque o fracasso significa se libertar de tudo o que é desnecessário. Eu parei de fingir para mim mesmo que eu já era e comecei a direcionar minha energia a finalizar o único trabalho que realmente importava para mim.
Se eu tivesse tido sucesso em outras coisas, eu talvez nunca tivesse encontrado a determinação para alcançar o sucesso na única área na qual eu sempre senti que pertenci.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)
2. Sobre desmotivadores:
“Não deixe as risadas dos outros acabarem com sua ambição. Torne-as seu combustível!” (Dito no Twitter)
3. Sobre o fundo do poço:
“Eu fui libertada, porque o meu maior medo se realizou e eu continuei vivo, e eu continuei a ter uma filha adorável, uma máquina de escrever e uma grande ideia. Então, o fundo do poço tornou-se a fundação na qual eu construi minha vida.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)
4. Sobre assumir riscos:
“Eu não tinha nada a perder e, às vezes, isso nos torna corajosos o suficiente para tentar algo novo.” (Dito no Twitter)
5. Sobre a perfeição:
“Nunca espere demais com a expectativa de atingir a perfeição se não você esperará para sempre. Faça o melhor com o que tiver, e seja um daqueles que arriscaram e não apenas sonharam.” (Dito no Twitter)
6. Sobre a imaginação:
“Imaginação não é apenas a capacidade única do ser humano de visualizar aquilo que não existe e, logo, a fonte de toda a invenção e inovação. É, talvez, a capacidade mais transformadora e reveladora, é o poder que nos permite ter empatia com seres humanos cujas experiências nunca tivemos.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)
7. Sobre a felicidade:
“Felicidade pessoal consiste em saber que a vida não é uma lista de aquisições e conquistas. Suas qualificações e seu currículo não são sua vida, embora você vá conhecer muitas pessoas da minha idade ou mais velhas que confundem as duas coisas. A vida é difícil e complicada e foge do controle de todos, e a humildade de saber isso irá ajudá-lo a enfrentar obstáculos.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)
8. Sobre seguir em frente:
“A disciplina envolvida em finalizar uma obra criativa é algo que você pode realmente se orgulhar. Você terá passado da pessoa que está apenas ‘pensando sobre’, que ‘talvez faça’, que ‘está tentando’ a alguém que realmente fez. E uma vez feito, você saberá que consegue fazer novamente. Isso é muito emponderador. Então não desista devido ao medo da rejeição. Talvez sua terceira, quarta, quinta canção/livro/pintura será a que terá sucesso, que seja aplaudida, mas você nunca teria chego neles sem ter feito os outros.” (Dito no Twitter)
9. Sobre percepção:
“Sua concepção de fracasso pode não estar tão longe da percepção de alguém comum sobre sucesso.” (Dito em seu discurso na formatura dos estudantes de Harvard em 2008)