Como anda a saúde mental dos profissionais de recursos humanos? Nada bem: 82% deles afirmam que estão sobrecarregados. 65% tiveram algum problema de saúde mental do ano passado para cá,
55% trabalham mais de oito horas por dia. É o que revelou uma pesquisa com 924 participantes realizada pela Flash People, unidade de negócios da Flash voltada para gestão de pessoas na empresa.
“Eles estão trabalhando mais horas [em comparação aos resultados da mesma pesquisa, em 2023] e sofrendo mais pressão por resultados no fim do mês, o que indica uma cobrança maior para atingir metas”, afirma Danilo Lima, diretor de marca na Flash. (Você pode conferir os resultados da edição anterior do “Panorama da Saúde Emocional do RH” nesta matéria.)
“Os profissionais estão menos sobrecarregados”, aponta Danilo, mostrando que houve uma queda de 17 pontos percentuais nesse índice. “Mas o número de pessoas que viram colegas da área serem afastados por burnout aumentou [de 53% para 58%].”
A maior parte dos respondentes eram analistas, assistentes, gerentes e coordenadores de recursos humanos, nessa ordem. 57% trabalham na região Sudeste, e 51% têm entre 29 e 42 anos. Três a cada dez participantes estão em companhias de 20 a 99 empregados; a mesma proporção em companhias de 100 a 499.
A partir desses recortes, o Panorama da Saúde Emocional do RH identificou algumas peculiaridades. Por exemplo: quem atua em empresas de grande porte apresenta maior incidência de quadros como depressão e ansiedade – e critica suas lideranças com mais frequência.
A pesquisa também descobriu que 45% dos entrevistados se preocupam com o impacto da inteligência artificial em suas carreiras, seja pela questão ética relacionada ao uso dessas ferramentas, seja pela questão ética relacionada ao uso dessas ferramentas, seja pela chance de ficarem obsoletos por não as dominarem.
Danilo afirma que, para resolver essas angústias, o RH precisaria participar das discussões e decisões sobre o uso da inteligência artificial – e dispor de tempo para aprender sobre ela. Para isso acontecer, a sobrecarga precisa seguir diminuindo.
Evento online e gratuito debate a saúde mental do RH
Nesta quinta-feira (13), a Flash People realiza o Recarrega RH, um evento online e gratuito que reúne especialistas e gestores para discutir a saúde mental dos profissionais de RH a partir dos resultados do Panorama de Saúde Emocional. Outros assuntos principais serão a tecnologia como aliada do RH e os principais aspectos da nova lei de saúde mental.
A lista de convidados inclui Andreza Maia, cofundadora e diretora de influência da Futuros Possíveis; Daniel Spolaor, sócio e CEO da Escola Korú; Marcelo Nóbrega, especialista em inovação no RH, investidor e conselheiro de HRTechs; e Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work & Human Sustainability. Clique aqui para saber mais sobre o evento e se inscrever.
Fonte: Você RH/Abril.