Estudo mostra que brasileiros consideram mais estabelecimentos inovadores, no entanto, poucos usam a tecnologia nas compras
O estudo High Tech Retail aponta que os consumidores estão prezando pela prática e melhor experiência de compra e que a tecnologia é a forma mais fácil de alcançar os benefícios nos próximos três anos. Com 1,4 mil brasileiros ouvidos, o levantamento aponta que 80% deles passam a considerar mais as lojas que utilizam tecnologia, 79% passam a recomendar e 76% compram mais as marcas que investem em inovações tecnológicas.
No entanto, poucos usuários tem feito uso de tecnologias no cotidiano das compras. O estudo mostra que 29% conhecem os aplicativos das lojas e sites, mas nunca utilizaram; 30% conhecem a ferramenta de vídeos explicativos, mas nunca utilizaram; e 32% conhecem o autoatendimento e também nunca utilizaram. Já os aplicativos de compras devem crescer no varejo nos próximos três anos, já que 40% dos brasileiros pretendem usar muito e 37% pretendem experimentar.
O estudo mapeou também quais são as tendências de inovação para o comércio até 2022 e como o varejo precisará se adaptar para atender os consumidores do futuro e gerar experiência. De acordo com o estudo, 29% dos entrevistados pretendem usar muito o autoatendimento e 43% esperam experimentar. Mais da metade (51%) deles pretendem usar realidade virtual e 46% provadores virtuais.
Outra tendência apontada no estudo é o aumento do uso de assistentes virtuais no varejo com o avanço da inteligência artificial. O estudo identificou que 38% dos clientes pretendem experimentar a AI e 14% usar muito nos próximos três anos, confirmando o crescimento do atendimento virtual. A personalização de ofertas, serviços e produtos também é um dos principais desejos dos consumidores e 39% pretendem experimentar esse tipo de serviço e 22% esperam usar muito.
Os smartphones também estarão cada vez mais presentes na jornada de compra dentro das lojas físicas. A tendência é que os aplicativos ganhem mais funções, facilitando a compra e unindo o que há de melhor do varejo on-line e off-line. Nesse contexto, tecnologias como leitor de código de barras crescerão em uso, já que 35% dos entrevistados pretendem usar muito o recurso e 43% pretendem experimentar.
Geolocalização, big data e inteligência artificial personalizarão as ofertas e as direcionarão para o perfil do comprador a partir da análise de informações. Os consumidores vão se habituar a usar e experimentar essa novidade, considerando que 44% deles pretendem experimentar e 29% pretendem usar muito os locais de descontos indicados pelos aplicativos.