74% dos jovens sonham em ter seu próprio negócio, revela pesquisa global da Herbalife Nutrition

     No Brasil, 64% dos jovens afirmam interesse em empreender; entre os principais motivos estão a complementação de renda e oportunidade de mudança de carreira

Pelo terceiro ano consecutivo, Herbalife Nutrition encomenda uma pesquisa global sobre empreendedorismo, conduzida pela OnePoll. Este ano o levantamento revela como os jovens encaram o desafio de empreender. A pesquisa  realizada no mês de abril, em 35 países, ouviu 25 mil pessoas com idade entre 18 e 40 anos, incluindo 500 brasileiros.

O estudo mostra que, globalmente, 74% dos entrevistados sonham em se tornar empreendedores, sendo que 16% deles já possuem um negócio. Eles também acreditam que é mais fácil começar aos 28 anos, em média. E metade deles afirma que sua idade aumentaria as chances de sucesso.

Independência pessoal e profissional

Como principal fator motivador, “tornar-se meu próprio patrão” apareceu com 48% nos dados globais e 59% para os brasileiros, seguido pela capacidade de “seguir sua paixão” com 44% e 48%, respectivamente.

No entanto, mais de três em cada 10 entrevistados no mundo disseram que procuram sustentar sua família (37%), o que no Brasil sobe para quatro em cada 10 (41%). Os jovens com um todo também afirmam querer mais flexibilidade em seu trabalho (32%) e o mesmo desejo aparece para 28% dos brasileiros.

Os resultados globais revelaram ainda que 31% dos jovens veem o empreendedorismo como uma oportunidade para uma mudança de carreira, enquanto 26% buscam complementar a renda depois que suas horas de trabalho foram reduzidas, por conta da pandemia – dado que também aparece para 22% dos brasileiros.

Idade x Experiência Profissional

Mundialmente 60% dos entrevistados afirmaram que suas ideias pareciam não ser levadas em consideração em funções anteriores – percentual também parecido por aqui, com 63%.

Mas, ao mesmo tempo em que os jovens têm mais facilidade em lidar com novas tecnologias, também há inseguranças. No mundo, 51% deles temem não serem levados a sério por causa de sua idade, dado que também apareceu para 46% dos brasileiros.

Os jovens  percebem a importância de ter uma bagagem para seguir com um negócio próprio e, tanto no mundo quanto no Brasil, consideram ser preciso ter cinco anos e meio de experiência antes de colocar este plano de empreender em prática.

Os brasileiros também esperam enfrentar muitos desafios pelo caminho, como criar e implementar uma estratégia de marketing (34%), ganhar o suficiente para compensar os custos (49%) e financiar seus negócios (28%).

Os resultados globais também descobriram que 63% acreditam que sua geração enfrenta desafios únicos ao iniciar um negócio, em comparação com as gerações anteriores – o que também pensam 59% dos jovens brasileiros.

Essa é a terceira pesquisa global realizada pela Herbalife Nutrition. A primeira, realizada em 2019, fez um levantamento sobre o sonho de empreender de pessoas ao redor do mundo, suas motivações e os principais desafios que enfrentam ao abrir o próprio negócio. Já o levantamento de 2020 investigou os desafios que as mulheres enfrentam no local de trabalho e suas motivações para empreender.

Empreendedorismo no Brasil

Para Jordan Rizetto, diretor geral da Herbalife Nutrition do Brasil, a venda direta é uma das opções de quem busca empreender, conforme colocam vários estudos. “A venda direta possui todo o princípio de micro-empresa: baixa barreira de entrada, baixo capital inicial, ciclos curtos de planejamento, variedade de produtos e muitos negócios que começam em casa. O mercado da venda direta é bem democrático e atende as necessidades destes jovens que estão na faculdade, querem renda extra, sem comprometimento de horários fixos, mas buscam ampliar seus ganhos com autonomia e do seu jeito”.

De acordo com estimativas da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada anualmente, o ano de 2020 mostrou um alto crescimento no número de empreendimentos. A análise, que levou em conta o histórico de dados da GEM, mostra que a onda de empreender é ainda mais intensificada em momentos de recessão, como a que vivemos, já que a perda de empregos, a suspensão de contratos e a diminuição de jornada fazem com que mais pessoas buscam apoio no empreendedorismo.

Números da Pesquisa

Por que os jovens querem começar seu próprio negócio?

                           MUNDO     BRASIL

1.    Ser meu próprio chefe                                                                                   48%                59%    

2.    Seguir minha paixão                                                                                      44%                48%

3.    Ajudar minha família                                                                                     37%                41%

4.    Ter mais flexibilidade no trabalho                                                                     32%                28%

5.    Querem uma mudança de carreira                                                                   31%                22%

6.    Para complementar a renda devido à redução de horas de trabalho               26%                22%

7.    Ter mais tempo livre com hora de trabalho reduzidas                                       22%                16%

8.    Solucionar um problema/melhorar o mundo                                                     19%                15%

9.    Insatisfeito com o trabalho atual                                                                     15%                19%

10.  Cansado de morar com os pais/família                                               10%                13%

Como a idade os ajudaria a começar um negócio?

                            MUNDO     BRASIL

1.    Melhor em se adaptar a novas tecnologias                                             61%                31%

2.    Mais facilidade em adotar novas tecnologias                                                    46%                28%

3.    Tem ideias novas e ainda inexploradas                                             43%                22%

4.    Mais recursos disponíveis agora do que outras gerações                                   35%                14%

5.    Menos medo de falhar                                                                                    29%                17%

 Sobre a Herbalife Nutrition 

A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e oportunidade de negócios para seus Consultores Independentes desde 1980. A Empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldados pela ciência, comercializados em mais de 90 países por Consultores que fornecem orientações individuais e uma comunidade de apoio que inspira seus consumidores a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.  Através da campanha global da empresa para erradicar a fome, a Herbalife Nutrition também está comprometida em levar nutrição e educação para comunidades em todo o mundo. 

Para mais informações, visite Herbalife.com.br ou HerbalifeNutrition.com.br

A Herbalife Nutrition também incentiva os investidores a visitarem o site de relações com investidores em ir.herbalife.com à medida que informações financeiras são atualizadas e novos dados são publicados.

Compartilhar

Últimas Notícias