De acordo com o Estudo de Remuneração Salarial 2022, elaborado pela PageGroup, o setor de tecnologia tem cargos em alta, tais como cientistas de dados, lideranças de cibersegurança, especialista em devOps, entre outros.
Quem se interessa por alguma dessas áreas e quer começar a estudar hoje mesmo, pode contar com a plataforma Eu Capacito, do Instituto IT Mídia, que oferece capacitações on-line e gratuitas.
Um programador sênior, por exemplo, pode chegar a ganhar até R$16 mil em uma grande empresa. Até mesmo atuando em uma posição júnior em uma empresa de pequeno porte, o estudo indica que o salário-mínimo para este profissional é de R$ 4 mil.
Confira 6 dicas de cursos gratuitos do Eu Capacito:
Ideal para quem quer aprender sobre DevOps, metodologias e práticas de desenvolvimento de software, conhecimento da agilidade, UML, entre outros temas. Acesse.
Segurança Digital – Cybersecurity Essentials (Cisco)
Com 30 horas de duração, o curso traz os princípios básicos para combater um crime cibernético. Acesse.
Lógica de Programação (SoulCode)
Neste curso de 6 horas, o aluno irá aprender os fundamentos da lógica, conceitos básicos de programação e estruturas de controle. Acesse.
Análise de dados no Power BI (Microsoft)
O curso ensina a executar análises avançadas e trabalhar com visuais de IA no Power BI. Acesse.
Venha programar em Java (Oracle)
Ideal para quem quer aprender os fundamentos da programação Java. Aborda variáveis, classes, objetos, loops, arrays e construções de decisão. Acesse.
Com 60 horas, o curso é dividido em 11 capítulos e, além de fazer uma introdução sobre o tema, também aborda TCP/IP, Engenharia Social, criptografia, entre outros. Acesse.
Sobre o Eu Capacito
O Eu Capacito é uma plataforma que tem o objetivo de formar uma legião de profissionais para a economia digital. Apoiado por diversas empresas da iniciativa privada, o Eu Capacito promove a capacitação profissional gratuita, focadas em habilidades de tecnologia, seja do ponto de vista conceitual, técnico (desenvolvimento) ou ferramental (manuseio para áreas de negócio), além de conhecimento em outras áreas consideradas importantes para a vida corporativa ou empreendedorismo (soft skills). Criado pelo Movimento Brasil Digital, atualmente o projeto é liderado pelo Instituto IT Mídia, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais de impacto na área de tecnologia da informação.