O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse nesta quinta-feira (11) que a instalação da rede 5G deve ser concluída em 25 das 27 capitais brasileiras até o final do mês de agosto. A informação foi compartilhada durante coletiva de imprensa, organizada pela pasta, no Seminário 5G.BR.
A estimativa de Faria antecipa o calendário da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que obriga a ativação do sinal até o final de setembro. Ainda que o prazo continue o mesmo, as empresas já têm ligado as antenas imediatamente após a liberação da faixa pela agência reguladora, com o intuito de realizar testes técnicos e propagandas do serviço aos clientes.
Até o momento, cinco cidades contam com a rede instalada: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na semana que vem, Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO) se juntam à lista, seguidas pelo Rio de Janeiro (RJ).
As duas capitais que ficam de fora da previsão do ministro são Manaus (AM) e Belém (PA), que ainda enfrentam dificuldades na limpeza da faixa. Segundo a Anatel, é possível que a ativação do 5G seja adiada em 60 dias após o prazo de setembro, mas Faria minimizou a situação e disse que trata-se de uma exceção.
Celulares compatíveis
Atualmente, o Brasil possui 82 celulares compatíveis com a rede 5G. Quando a tecnologia estreou no país, somente 67 modelos a suportavam. A lista completa, com modelo, nome comercial e fabricante de cada smartphone pode ser encontrada no site da Anatel.
Os recém incluídos pertencem à Motorola, Xiaomi e Asustek. Ainda assim, a Samsung segue como a marca com mais aparelhos homologados pela Anatel, com 28 no total. Em seguida, aparece a Motorola (17), Xiaomi (13) e Apple (9). Outras empresas, como Asustek (6), Realme (5), HMD Global Ou (1), Lenovo (1), Positivo (1) e TCL (1), também oferecem smartphones compatíveis.
Vale destacar que 22 aparelhos ainda não operam com o 5G puro, chamado standalone, que oferece maior velocidade e menor tempo de latência (espera). É o caso, por exemplo, do Lenovo Legion Phone Duel, do Motorola Moto G50 e Samsung Galaxy Z Fold2.
Fonte: Yahoo Finanças