O mercado de trabalho, além de competitivo, está em constante mudança e evolução. Dependendo da demanda da economia, da escassez ou aumento de profissionais, das necessidades da população e também das tendências tecnológicas, uma profissão pode estar ou não em evidência.
Ter conhecimento de quais são as profissões em destaque no momento pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas, direcionando-o de forma assertiva para o mercado. Profissões ligadas à tecnologia, às finanças, à saúde, à gestão e à educação são alguns exemplos dos setores em alta no mercado de trabalho. Esses são alguns dos segmentos que estão ditando novos caminhos e trazendo soluções para a sociedade.
Confira profissões em alta e faça uma boa escolha para o seu futuro profissional
Conforme a sociedade avança, surgem novas demandas e necessidades que precisam ser solucionadas. Os avanços tecnológicos também exigem uma nova postura profissional e qualificação de quem deseja se manter competitivo no mercado.
Selecionamos algumas das profissões que estão em alta no momento e que, segundo os especialistas, ainda continuarão em evidência por muitos anos. Conheça um pouco mais sobre 15 dessas profissões e veja se alguma delas se encaixa nos seus talentos e expectativas para o futuro:
1. Analista de compliance
Atribuições do cargo: o profissional dessa área atua em duas frentes, a financeira e a jurídica. Ele realiza a validação das operações da empresa em que atua para que as atividades sejam feitas de acordo com as leis e os regulamentos internos e externos.
O analista de compliance também fiscaliza as operações para garantir que a relação com clientes, fornecedores e a administração pública seja feita de maneira íntegra e ética. Quem atua nessa profissão normalmente tem formação em Economia, Direito ou Administração de Empresas.
2. Desenvolvedor mobile
Atribuições do cargo: especializado em criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis, esse profissional tem como objetivo principal a programação e o desenvolvimento de jogos, aplicativos, sites, etc. Essa é uma profissão em alta porque o mercado pede por profissionais qualificados que trabalhem com a conexão e a presença virtual cada vez mais indispensáveis no mundo corporativo.
Da mesma forma que no caso anterior – e praticamente em todas as profissões em alta que fazem parte desta lista –, o profissional que tiver interesse em seguir esse ramo deve estudar bastante, de forma contínua, para desenvolver as suas habilidades. Gostar do meio digital também é um ponto essencial.
3. Analista de desenvolvimento organizacional
Atribuições do cargo: quem escolhe essa profissão é responsável por fazer avaliações de desempenho por competências, mapeamento de profissionais high performance e de posições-chave que visam o crescimento adequado e sustentável da companhia.
O analista de desenvolvimento organizacional também atua para traçar trilhas de carreira e planos de sucessão, além de fazer estudos sobre a cultura empresarial. O profissionais dessa área normalmente são formados em Administração de Empresas ou Recursos Humanos, com especialização em Gestão de Pessoas.
4. Analista de compras
Atribuições do cargo: os profissionais desse segmento são responsáveis por negociar com fornecedores e gerir as matérias-primas utilizadas pela empresa em todos os setores. Entre as suas funções do dia a dia destaca-se o trabalho de gerar novas oportunidades de negócio e minimizar os custos da organização.
Para desempenhar a sua função, o profissional precisa ser bem organizado, estrategista, ter jogo de cintura e ser um bom negociador. O relacionamento interpessoal também é primordial, já que o analista de compras terá que lidar com diversas áreas.
Os profissionais formados nas faculdades de Administração de Empresas costumam ser os mais procurados para exercer essa profissão. Especializações nas áreas de logística, estatística e gestão de estoque também são boas opções para adentrar esse mercado.
5. Analista de mídias sociais
Atribuições do cargo: esse profissional gerencia e coordena os canais de comunicação online de uma marca, fazendo com que eles trabalhem em sintonia com as estratégias digitais da empresa. Essa é uma das profissões em alta porque o universo corporativo está investindo fortemente no meio digital – meio preferencial dos consumidores para chegar nas marcas e informações que eles necessitam.
Para uma empresa comunicar-se com eficiência com os seus públicos, é cada vez mais importante que ela utilize canais em alta como as mídias sociais. Quem deseja atuar nessa área deve buscar uma formação em Publicidade, Jornalismo, Produção Multimídia, Marketing e, se possível, fazer uma especialização em Marketing Digital.
6. Técnico em mecatrônica
Atribuições do cargo: os profissionais que desempenham essa função utilizam conhecimentos de mecânica, eletrônica e informática para criar equipamentos automatizados que visam melhorar a eficiência da produção dos diferentes segmentos do setor industrial.
Atuam nesse segmento profissionais formados em cursos técnicos de Mecatrônica ou em faculdades nas áreas de Eletrônica e Informática.
7. Especialista em supply chain
Atribuições do cargo: os profissionais dessa área conseguem unir duas qualidades e objetivos que as empresas adoram: reduzir os custos e melhorar o atendimento dos consumidores através de um bom planejamento e logística.
As funções do especialista em supply chain englobam diversas áreas de uma organização, como compras, logística, produção e demanda. Geralmente os profissionais que atuam nesse segmento possuem formação em Engenharia, Logística ou Administração de Empresas. Cursos profissionalizantes também são aceitos, dependendo da política da empresa em que a pessoa vai atuar.
8. Analista de trade marketing
Atribuições do cargo: responsável pelo estudo do produto nos pontos de vendas, esse profissional realiza pesquisas dos concorrentes de uma empresa, define o posicionamento da marca no mercado e planeja ações para distribuidores e vendedores.
Essas estratégias adotadas pelo analista de trade marketing ajudam a alavancar as vendas e, por isso, aumentam a demanda por esses profissionais. Para atuar como analista de trade marketing, o profissional deve buscar uma formação em Publicidade e Propaganda, Marketing ou Jornalismo.
9. Biotecnólogo
Atribuições do cargo: desenvolve e aplica tecnologias nas áreas química, ambiental, da saúde e da agricultura, além de pesquisar o melhoramento genético e os efeitos de medicamentos e substâncias químicas em células humanas.
Quem deseja atuar como biotecnólogo deve possuir bacharel, curso técnico ou especialização em Biotecnologia. Esse nível de formação é importante porque, conforme comentamos, esse profissional atua, basicamente, com o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias nas mais diversas áreas.
10. Analista de SEO
Atribuições do cargo: esse é o profissional responsável pela aplicação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que compreendem, essencialmente, a otimização para as ferramentas de busca do site e dos conteúdos da organização que ele atende. O analista de SEO é responsável pela elaboração das estratégias de posicionamento nas ferramentas de busca e aplicação de técnicas específicas dessa área.
Para exercer essa função é necessário ter formação nas áreas de comunicação, como Publicidade e Propaganda, Produção Multimídia, Marketing ou Jornalismo. Diversas faculdades também oferecem especialização específica em Marketing Digital.
11. Analista de segurança da informação
Atribuições do cargo: esse profissional é responsável por analisar os riscos corporativos relacionados à informação gerenciada por sistemas e infraestrutura de TI e por tomar medidas para proteger essa informação utilizando critérios de confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A pessoa que exerce essa função precisa ter um amplo conhecimento técnico na área. Por isso, geralmente esses profissionais são formados em Tecnologia da Informação. Sabendo da importância do aprimoramento constante desses profissionais, diversas faculdades disponibilizam também cursos complementares de normas, infraestrutura, criptografia e especializações em segurança da informação.
12. Gerontologia
Atribuições do cargo: atuando em clínicas e na área hospitalar em geral, o profissional de gerontologia estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e adapta essas mudanças para que o idoso tenha uma qualidade de vida maior nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.
Para atuar nessa área – que é uma das profissões em alta no mercado atualmente –, é preciso ser formado no curso de Gerontologia ou em alguma área da saúde, com especialização nesse segmento. O profissional também precisa estar sempre atualizado e ter um bom relacionamento, pois estará em contato direto com os médicos, os pacientes e os seus familiares.
13. Diretor de novos negócios
Atribuições do cargo: esse profissional é o responsável por analisar as oportunidades do mercado e formular projetos para novos serviços, produtos e aplicações que poderão ser oferecidos pela empresa em que ele atua. O diretor de novos negócios precisa ter uma cultura de inovação, atuar de forma disruptiva e alinhada aos conceitos das startups.
Para atuar nessa área, geralmente os profissionais já têm experiência e bagagem nas áreas de marketing e planejamento estratégico. Eles também podem migrar de áreas como Administração e Economia, mas investindo, para isso, em especializações.
14. Designer UX
Atribuições do cargo: o designer UX é quem realiza a elaboração de mapas de navegação do usuário, testes de usabilidade, criação, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras e atraentes para os usuários de sites e sistemas. Ele faz esse trabalho através da prototipação, desenvolvendo o fluxo do usuário e dos processos e relacionando a interação comunicativa às melhores práticas e ideias de design.
Esse profissional é responsável por cuidar das marcas nos meios digitais, tais como sites, aplicativos, entre outros. Ele também atua desenvolvendo estudos e aplicações das tendências de interface virtual do usuário. Quem deseja seguir nessa área deve contar com uma experiência diversificada nos segmentos de pesquisa de mercado, comunicação, tecnologia e análise de dados, além, é claro, de manter-se atualizado por meio de cursos e especializações.
15. Designer UI
Atribuições do cargo: diferentemente do designer UX, o designer UI é responsável pela criação do design da interface. Assim, ele deve se preocupar com as informações apresentadas para que o usuário não se perca. Por isso, o designer UI estará atento à disposição dos elementos, das cores e de tudo o mais que é necessário para que o usuário saiba exatamente onde clicar para continuar o seu fluxo e ter uma excelente experiência.
A Ampesc é uma instituição preocupada com o fomento da educação no Estado de SC e com o futuro profissional do estudantes catarinenses. O canal Admirável Mundo Novo é um centro de informações para auxiliar os alunos no processo de tomada de decisão com relação ao futuro no ensino superior o no mercado de trabalho. Acesse outros conteúdos aqui.
Fonte: G1